I Jornada Pedagógica - Pedagogia em Foco: a(s) Identidade/Identidades do curso de Pedagogia.

 


A Jornada Pedagógica

 

O nome deste Encontro – I Jornada Pedagógica, foi inspirado nos documentos do acervo do Memorial/Centro de Documentação Helena Antipoff, lotado na Fundação Helena Antipoff, que reúne diversas informações que nos dão a dimensão do movimento em favor da educação que se desenvolveu no Complexo da Fazenda do Rosário, desde sua criação em 1939, na região de Ibirité. Filha dessa instituição, a Fundação Helena Antipoff, também dedicada à educação, fundou e abriga hoje os cinco cursos de licenciaturas – Unidade Ibirité, que foram incorporados à Universidade do Estado de Minas Gerais. Essa peculiar história tem suas origens na criação dos cursos de aperfeiçoamento de professores rurais, iniciados a partir 1948, uma parceria entre o Estado de Minas e a Fazenda do Rosário. Depois destes, foram criados o Curso Normal Rural, em 1948 e o Instituto Superior de Educação Rural, dedicado a formar especialistas em educação para áreas rurais. No entanto, Helena Antipoff, desde sua chegada ao Brasil, se dedicou à formação de professores, na Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte, onde atuou de 1929 a 1944. Em 1932, criou a Sociedade Pestalozzi em Belo Horizonte, dedicada, inicialmente, a orientar os professores e famílias das crianças encaminhadas às classes especiais de ensino da época. Estendendo sua atuação ao Rio de Janeiro, em 1945, também criou lá instituições educacionais de assistência às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade educacional e social, orientando suas família e professores. 

              Especialmente, a região de Ibirité tem o mérito de ter sido beneficiada com o movimento de inúmeros encontros com profissionais brasileiros e estrangeiros que tratavam de discutir questões educacionais, desde a década de 1940. Nesse sentido, a I Jornada Pedagógica visa dar continuidade a esse movimento, trazendo para o debate a comunidade acadêmica de nossa Unidade, em diálogo com interessados em socializar, problematizar e inovar no campo educacional. 

Seja bem vindo ao movimento I Jornada Pedagógica da Unidade Ibirité – UEMG!


I Jornada Pedagógica - Pedagogia em foco: saberes e identidade

Atentando-se para a relevância da discussão sobre o papel docente no século XXI e considerando as instituições de ensino como o locus da formação, o curso de Pedagogia da UEMG/IBIRITÉ realizará nos dias 18, 19 e 20 de junho de 2015 a I Jornada Pedagógica de nossa Unidade, apresentando como tema: Pedagogia em Foco: saberes e identidade. O objetivo é pensar nos desafios ainda existentes na formação de professores, numa abordagem interdisciplinar, proporcionando a reflexão teoria-prática nos cursos de graduação.  

 

Eixos:


  1. Saberes, Formação e Identidade: 
    • Tempos e espaços na configuração da identidade docente.
    • A formação do professor para as práticas e saberes escolares.
    • As condições sociais e históricas na/da formação e do trabalho docente.
    • Os saberes, as qualificações e as competências do professor.
    • Profissão docente: aspectos da formação inicial e continuada.
  2. Saberes e Práticas pedagógicas:
    • Trajetórias escolares e desigualdades sociais de escolarização.
    • Cultura da/na escola e saberes escolares.
    • As mediações tecnológicas na relação trabalho e educação.
    • Práticas educativas não escolares.
  3. Saberes e Currículo:
    • Políticas de currículo e de formação de professores.
    • Gênero, etnia, classe social e currículo.
    • Cotidiano escolar: avaliação, currículo e práticas pedagógicas.
  4. Pedagogia e Politicas Públicas:
    • Fundamentos políticos, históricos, filosóficos, sociológicos e pedagógicos das políticas públicas educacionais.
    • Programas, projetos e propostas educacionais na Pedagogia.
    • Gestão educacional: planejamento, financiamento, avaliação e monitoramento de sistemas de ensino e de práticas educativas.
    • Políticas de acesso ao ensino superior brasileiro.
    • Educação especial no contexto da educação brasileira.

Modalidades de submissão:

Oficina: produção coletiva com a finalidade de promover o aprendizado compartilhado. Pode oferecer também estudos de caso e dinâmicas, sendo promovidas discussões e espaços para perguntas.

Mini-curso: são oferecidas atividades de caráter mais teórico, que proporcionam novos conhecimentos e vivências, a partir da experiência de um ou mais proponentes do trabalho.

Pôster: é uma ilustração resumida de pesquisa mostrada em encontros e conferências. Combina formas gráficas, cores e informações que têm a intenção de transmitir e fixar uma mensagem.

Mesa Redonda: é composta por duas ou mais pessoas, de opiniões complementares ou divergentes, que expõe suas ideias ao início da discussão e depois é aberto um espaço para troca de ideias.

Exposição: é uma apresentação/manifestação de objetos, artísticos ou outros, que estimulam a criatividade, a produção, o comércio ou a cultura. Desenvolve-se num determinado espaço durante um dado período de tempo.

Mostra Cultural: tem por objetivo estimular, promover e reconhecer a criatividade em produções artísticas autorais, de forma a compartilhar diversos trabalhos que visam saberes e práticas.

Comunicação Oral: trata-se de uma exposição oral de resultados obtidos por meio de uma pesquisa concluída ou em andamento, que poderá contribuir para outras de semelhante temática ou, receber contribuições dessas e demais outras.

Orientações para Submissão de Trabalhos

Caro proponente, preencha o formulário a seguir. Depois, crie um documento, que deve ser anexado no formulário (formato PDF OU DOC; LETRA ARIAL 12, ESPAÇAMENTO ENTRELINHAS 1,5 cm e MARGENS, SUPERIOR E ESQUERDA 3 cm, E INFERIOR E DIREITA 2cm) com as seguintes informações, de acordo com as modalidades :

 

Modalidade 1 – Oficinas, Minicursos e Mostras (Exposições e Apresentações Artístico-Culturais)

 

Proponente(s) (NOME, TITULAÇÃO E INSTITUIÇÃO – máximo 4 pessoas)Nomes dos autores. Aquele que submete o trabalho (acessa o sistema) é considerado o responsável pelo trabalho
Título do trabalhoCentralizado, letras maiúsculas e negrito.
EmentaAs temáticas abordadas.
Recursos necessários para a proposta
Tempo de duração da proposta (no máximo 4 horas)




Modalidade 2 – Comunicação Oral e Mesa Redonda

 Resumo Resumo geral do trabalho a ser apresentado.
 Palavras- Chave                              –
 Tempo de duração da proposta (no máximo 4 horas).  Tempo necessário para a apresentação
 Recursos necessários para a proposta.                              –

 

INSCRIÇÕES

 

Orientações para Submissão de Trabalhos

 

Caro proponente, preencha o formulário a seguir. Depois, crie um documento, que deve ser anexado no formulário (formato PDF OU DOC; LETRA ARIAL 12, ESPAÇAMENTO ENTRELINHAS 1,5 cm e MARGENS, SUPERIOR E ESQUERDA 3 cm, E INFERIOR E DIREITA 2cm) com as seguintes informações, de acordo com as modalidades :

 

Modalidade 1 – Oficinas, Minicursos e Mostras (Exposições e Apresentações Artístico-Culturais)

Proponente(s) (NOME, TITULAÇÃO E INSTITUIÇÃO – máximo 4 pessoas)

Nomes dos autores. Aquele que submete o trabalho (acessa o sistema) é considerado o responsável pelo trabalho

Título do trabalho

Centralizado, letras maiúsculas e negrito.

Ementa

As temáticas abordadas.

Recursos necessários para a proposta

Tempo de duração da proposta (no máximo 4 horas)

 

  

Modalidade 2 – Comunicação Oral e Mesa Redonda

 

 

 Resumo

 Resumo geral do trabalho a ser apresentado.

 Palavras- Chave

                              –

 Tempo de duração da proposta (no máximo 4 horas).

  Tempo necessário para a apresentação

 Recursos necessários para a proposta.

                              –

 


Orientações para as Inscrições


As inscrições serão realizadas por dia de evento, sendo permitido apenas uma opção de atividade por horário (ou seja, uma atividade pela manhã, uma atividade pela tarde e uma para a noite).

Antes de iniciar seu processo de inscrição consulte a programação do evento com as atividades ofertadas por dia.

Serão disponibilizadas 300 vagas para as atividades no auditório e 25 vagas para as atividades nas salas. Para preenchimento das vagas serão consideradas as primeiras inscrições.

Na indisponibilidade de vagas, a Comissão Organizadora do evento fará a redistribuição para as atividades ou o cancelamento das inscrições excedentes.

As inscrições serão encerradas no dia 16/06/2015 ás 18:00 horas. 

Inscrição dia 18/06/2015

Inscrição 19/06/2015

Inscrição 20/06/2015


A divulgação do resultado acontecerá na página inicial do site e por e-mail do(s) proponente(s) a partir do dia 29/05/2015.

 

Envie seu trabalho aqui!