A JORNADA PEDAGÓGICA

A JORNADA PEDAGÓGICA é um evento anual promovido pelo Curso de Pedagogia da UEMG unidade Ibirité desde 2015. 

A   JORNADA   PEDAGÓGICA   resgata   traços   das   raízes   históricas   do   lugar atualmente ocupado pela UEMG com sua Unidade Ibirité. As origens dessa Unidade Acadêmica, vocacionada a formar professores, se remete ao movimento educacional e social iniciado pela educadora e psicóloga russa Helena Antipoff.

O nome do Encontro, JORNADA PEDAGÓGICA, foi  inspirado  nos documentos do acervo do Museu/Centro de Documentação Helena Antipoff - CDPHA, que reúne um importante   corpus   documental   que   atrai pesquisadores de todo o mundo, e que nos dão a dimensão da relevância do trabalho desenvolvido no Complexo da Fazenda do Rosário, desde sua criação, em 1939. Filha dessa instituição, a Fundação Helena Antipoff, também dedicada à educação, fundou os cinco cursos de licenciaturas – Unidade Ibirité, que foram incorporados à Universidade do Estado de Minas Gerais. 

Essa peculiar história tem suas origens na criação dos cursos de aperfeiçoamento de professores rurais, iniciados a partir 1948, uma parceria entre o Estado de Minas e a Fazenda do Rosário. Depois destes, foram criados o Curso Normal Rural, em 1948 e o Instituto Superior de Educação Rural, dedicado a formar especialistas em educação para áreas rurais. No entanto, Helena Antipoff, desde sua chegada ao Brasil, se dedicou à formação de professores, na Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte, onde atuou de 1929 a 1944. Em 1932, criou a Sociedade Pestalozzi em Belo Horizonte, dedicada, inicialmente, a orientar os professores e famílias das crianças encaminhadas às classes especiais de ensino da época. Estendendo sua atuação ao Rio de Janeiro, em 1945, também criou lá instituições educacionais de assistência às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade educacional e social, orientando suas família e professores.

Especialmente, a região de Ibirité tem o mérito de ter sido beneficiada com o movimento de inúmeros encontros com profissionais brasileiros e estrangeiros que tratavam de discutir questões educacionais, desde a década de 1940. Nesse sentido, a JORNADA PEDAGÓGICA visa dar continuidade a esse movimento, trazendo para o debate a comunidade acadêmica de nossa Unidade, em diálogo com interessados em socializar, problematizar e inovar no campo educacional.


Seja bem vindo ao movimento JORNADA PEDAGÓGICA da Unidade Ibirité – UEMG!