Seja bem vindo (a) à página da JORNADA PEDAGÓGICA promovida pelo Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Ibirité.
Em virtude do nosso contexto de pandemia, a edição de 2020 acontecerá nos dias 04, 05 e 06 de março de 2021 de forma virtual.
A temática desta edição será A educação em tempos de pandemia e tem como intenção discutir o atual cenário influenciado pela grave crise mundial causada pelo Coronavírus e suas consequências no campo educacional.
As inscrições são abertas a estudantes e professores da
Unidade Ibirité e da comunidade acadêmica em geral.
A participação na VI Jornada Pedagógica: Educação em Tempos
de Pandemia é totalmente GRATUITA.
O Edital completo pode ser acessado clicando aqui.
Você deverá realizar sua inscrição para receber seu
certificado de participação no evento.
Após efetuar sua inscrição, feche a aba de inscrição e
volte nesta página para realizar a submissão do seu trabalho.
Para submeter o trabalho Cliquei Aqui
(Submissão Encerrada)
Formas de Participação
Nesta edição serão
oferecidas atividades nas modalidades:
- comunicação oral,
- pôster,
- minicurso, exposição/mostra
e oficina.
Durante o evento serão realizadas conferências, mesas redondas e
atividades culturais.
Para a comunicação oral e pôster devem ser submetidos
trabalhos resultantes de estudos teóricos, pesquisas, relatos de
experiência, reflexões e discussões sobre práticas pedagógicas, entre
outras possibilidades.
Comunicação Oral
· Inscrições abertas
para alunos e professores da UEMG, outras IES e professores da Educação Básica.
· As submissões das
comunicações deverão ser realizadas em formato de resumo expandido, cujas normas
de formatação e apresentação serão descritas nos itens 3 e 4 do edital.
· As comunicações
serão apresentadas oralmente, agrupadas em rodas de conversa que serão
divulgadas pela Comissão Organizadora da Jornada Pedagógica. O período de
duração, horário e dia das apresentações serão informados aos inscritos após
análise dos resumos encaminhados no ato de inscrição.
Poster
· Inscrições abertas
para alunos e professores da UEMG, outras IES e professores da Educação Básica.
· As submissões dos
posteres deverão ser realizadas em formato de resumo simples, cujas normas de
formatação e apresentação serão descritas nos itens 3 e 4 do edital.
· Os posteres serão
apresentados em rodas de conversa online. O período de duração, horário e dia
das apresentações serão informados aos inscritos após análise dos resumos
encaminhados no ato de inscrição.
Minicurso/ Exposição e Mostra/ Oficina
· Inscrições abertas
para alunos e professores da UEMG, outras IES e professores da Educação Básica.
· As submissões
deverão ser realizadas em formato de descrição detalhada das atividades
propostas, cujas normas de formatação e apresentação serão descritas nos itens
3 e 4 do edital.
· O período de
duração, horário e dia das atividades serão informados aos inscritos após
análise dos resumos encaminhados no ato de inscrição.
Comissões
VI JORNADA PEDAGÓGICA: Educação em Tempos de Pandemia
Comitê Organizador |
Lilian Sipole Carneiro Cañete - Coodenadora Geral |
Christiane Campos Araújo - Sub coordenadora |
Comitê Científico |
Antônio Carlos Figueiredo |
Christiane Campos Araújo |
Douglas Tomácio Lopes Monteiro |
Eliane Ferreira de Sá |
Eliane da Silva Machado |
Fernanda Abatepietro Novais |
Janaina da Conceição Martins Silva |
Luisa Andrade Teixeira |
Maria Ângela Barros de Carvalho |
Patrícia Moulin Mendonça |
Raquel Cristina Baêta Barbosa |
Rúbia Mara Pimenta de Carvalho e Castro |
Welessandra Aparecida Benfica |
Comitê de Programação |
Ana Paula Pedersoli |
Lílian Sípole Carneiro Cañete |
Patrícia Karla Santos Doroteio |
Otávio Henrique Ferreira da Silva |
Comitê de Certificação |
Ana Paula Pedroso |
Mariana Gadoni Canaan |
Comitê de Divulgação |
Renata de Souza França |
Kaiser Reis |
Submissão de Trabalhos
Submissão de Trabalhos na VI Jornada Pedagógica: Educação em Tempos de Pandemia
Submissão de trabalhos encerrada
INFORMAÇÕES GERAIS
- As comunicações orais e posteres submetidos por alunos de graduação deverão ser orientados por professores titulados em regime de co-autoria.
- O número máximo de autores permitidos para comunicações orais e posteres é de 4 pessoas, sendo um autor e três co-autores.
- O autor inscrito que submeter o resumo é o responsável pelo conteúdo do seu trabalho, mas o orientador tem a obrigação de supervisionar a elaboração do resumo.
- É de inteira responsabilidade do autor e co-autores, no momento da submissão do resumo, incluir todas as informações solicitadas.
- O resumo não poderá conter imagens (esses dados podem ser colocados no
pôster, se for o caso).
- O resumo escrito em co-autoria deverá ser submetido uma única vez.
- Todos os resumos serão analisados pelo Comitê Científico da Jornada, podendo ser deferidos ou não. Os trabalhos indeferidos NÃO serão devolvidos aos autores para revisão, ficando, dessa forma, impossibilitados de serem apresentados.
NORMAS DE FORMATAÇÃO
Resumos expandidos
- Os resumos expandidos devem ser formatados de acordo com o template- ANEXO 1. Os resumos deverão apresentar introdução, método, discussão, conclusões e referências.
- O Resumo Expandido, deverá ter de 5 a 8 páginas e constar: título, identificação dos autores, resumo e palavras-chave (3 a 5 palavras).
- Tamanho do papel: A4 (210 x 297 mm), com orientação retrato, margens superior e esquerda 3 cm, inferior e direita de 2 cm.
- Fonte: Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5.
- Os resumos simples devem ser formatados de acordo com o template - ANEXO 2
- O Resumo simples, deverá ter de 2000 a 6000 caracteres com espaço e constar: título, identificação dos autores e palavras-chave (3 a 5 palavras).
- Tamanho do papel: A4 (210 x 297 mm), com orientação retrato, margens superior e esquerda 3 cm, inferior e direita de 2 cm.
- Fonte: Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5.
Descrição detalhada
- Deve ter o título da atividade e o nome de todos os proponentes.
- Deverão apresentar os objetivos, desenvolvimento e os materiais a serem utilizados.
- Deverão apresentar, no mínimo, 1000 caracteres com espaço.
- Tamanho do papel: A4 (210 x 297 mm), com orientação retrato, margens superior e esquerda 3 cm, inferior e direita de 2 cm.
- Fonte: Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5.
Linhas Temáticas
No ato da submissão dos trabalhos, os autores deverão indicar a linha temática à qual seu trabalho se vincula, dentre as listadas a seguir:
- Educação em Tempos de Pandemia: tecnologias e mídias
- Educação em Tempos de Pandemia: inclusão e exclusão escolar
- Educação em Tempos de Pandemia: corpo, movimento e ludicidade
- Educação em Tempos de Pandemia: alfabetização e letramento
- Educação em Tempos de Pandemia: infâncias e educação infantil
- Educação em Tempos de Pandemia: divulgação científica – ciências e o negacionismo
- Educação em Tempos de Pandemia: impactos na educação básica e na escola pública
- Educação em Tempos de Pandemia: gênero, raça e interseccionalidade
- Educação em Tempos de Pandemia: epistemologias do sul e descolonização dos saberes
Todos os trabalhos apresentados serão publicados na íntegra nas Atas do evento.
Programação
Programação da VI Jornada Pedagógica:
Educação em Tempos de Pandemia
Programação das Conferências, Palestras, Mesas Redondas e Rodas de Conversa
Programação das Apresentações dos Trabalhos
Para acessar a programação completa das apresentações dos trabalhos e os links das salas, clique no link abaixo:
Observação:
A MOSTRA DE CINEMA: "Em Nome de Deus- The Magdalene Sisters" que está prevista na programação para dia 05/03/2021 (14h as 16h) na sala 9, está CANCELADA.