VIII Jornada Pedagógica e VII Seminário de EJA

 Seja bem vindo (a) à página da JORNADA PEDAGÓGICA promovida pelo Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Ibirité. Neste ano, a VIII Jornada Pedagógica irá acontecer em conjunto com o VII Seminário de EJA.

A  temática da VIII Jornada Pedagógica será Entre letramentos e lutas: quando a educação resiste, há esperança! e tem como intenção discutir os desafios e as perspectivas da educação no cenário politico atual.

O evento acontecerá na cidade de Ibirité nos dias 23, 24 e 25 do mês de outubro de 2023, na UEMG/Ibirité.

As inscrições são abertas a estudantes e professores da Unidade Ibirité e da comunidade acadêmica em geral.

A participação na VIII Jornada Pedagógica será Entre letramentos e lutas: quando a educação resiste, há esperança! é totalmente GRATUITA.




O Edital completo pode ser acessado clicando aqui.

O Modelo para formatação do resumo expandido pode ser acessado clicando aqui.

O Modelo para formatação do resumo simples pode ser acessado clicando aqui.

Para submeter o trabalho clique aqui  (período de inscrição: de 25 de setembro a 09 de outubro de 2023 )



Formas de Participação



Nesta edição serão oferecidas atividades nas modalidades: 

  • comunicação oral, 
  • pôster, 
  • minicurso/ oficina
  • exposição/mostra/ instalação
  • cinema comentado.

Durante o evento serão realizadas conferências, mesas redondas e atividades culturais.

Para a comunicação oral e pôster devem ser submetidos trabalhos resultantes de estudos teóricos, pesquisas, relatos de experiência, reflexões e discussões sobre práticas pedagógicas, entre outras possibilidades.


 

Comunicação Oral


  • Inscrições abertas para alunos e professores da UEMG, outras IES e professores da    Educação Básica.
  • As submissões das comunicações deverão ser realizadas em formato de resumo expandido, cujas normas de formatação e apresentação serão descritas nos itens 3 e 4 do edital.
  • As comunicações serão apresentadas oralmente, agrupadas em rodas de conversa que serão divulgadas pela Comissão Organizadora da Jornada Pedagógica. O período de duração, horário e dia das apresentações serão informados aos inscritos após análise dos resumos encaminhados no ato de inscrição.


Poster 


  • Inscrições abertas para alunos e professores da UEMG, outras IES e professores da Educação Básica. 
  • As submissões dos posteres deverão ser realizadas em formato de resumo simples, cujas normas de formatação e apresentação serão descritas nos itens 3 e 4 do edital. 
  • Os posteres serão apresentados em rodas de conversa online. O período de duração, horário e dia das apresentações serão informados aos inscritos após análise dos resumos encaminhados no ato de inscrição.


Minicurso/Oficina; Exposição/Mostra/Instalação; Cinema comentado

  • Inscrições abertas para alunos e professores da UEMG, outras IES e professores da Educação Básica. 

  • As submissões deverão ser realizadas em formato em formato de resumo simples, apresentando a descrição detalhada das atividades propostas, cujas normas de formatação e apresentação serão descritas nos itens 3 e 4 deste edital. 
  • O período de duração, horário e dia das atividades serão informados aos inscritos após análise dos resumos encaminhados no ato de inscrição.



Comissões 



Comitê Organizador

  • Welessandra Aparecida Benfica 
  • Janaina da Conceição Martins Silva
  • Eliane Ferreira de Sá
  • Thatiane Santos Ruas

Comitê Científico 

  • Adelson França Junior
  • Ana Paula Ferreira Pedroso
  • Danielle Alves Martins
  • Douglas Tomácio
  • Eliane da Silva Machado
  • Fernanda Cilene Moreira de Meira
  • Jaider Fernandes Reis
  • Janaina da Conceição Martins Silva
  • Ludmila Salomão Venâncio
  • Luisa Teixeira Andrade
  • Maria Angela Barros de Carvalho
  • Patrícia Karla Soares Santos Dorotéio
  • Patrícia Moulin Mendonça
  • Raquel Cristina Baêta Barbosa
  • Renata Garcia
  • Walesson Gomes da Silva

Comitê de Comunicação e Divulgação
  • Eliane Ferreira de Sá
  • Fernanda Moreira Izidoro Silva
  • Gabriela Railla Teixeira Da Silva
  • Nathalia Aparecida de Andrade
  • Talita Aline Silva dos Santos
  • Welessandra Aparecida Benfica

Comitê de Produção e Certificação 
  • Eliane Ferreira de Sá
  • Rayane Rodrigues da Silva
  • Talita Aline Silva dos Santos
  • Welessandra Aparecida Benfica


Comitê de organização dos anais 
  • Eliane Ferreira de Sá
  • Janaina da Conceição Martins Silva
  • Welessandra Aparecida Benfica




Submissão de Trabalhos

 

DAS INSTRUÇÕES PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHO

 

Informações Gerais

  • As comunicações orais e posteres, assim como os Minicurso/Oficina; Exposição/Mostra/Instalação; Cinema comentado poderão ser submetidos por estudantes de graduação e deverão ser orientados por professores titulados em regime de coautoria.
  • As comunicações orais e posteres, assim como os Minicurso/Oficina; Exposição/Mostra/Instalação; Cinema comentado poderão ser submetidos por professores da Educação Básica de forma individual ou em colaboração com seus estudantes. 

  • O número máximo de autores permitidos para comunicações orais e posteres é de 4 pessoas, sendo um autor e três co-autores.
  • O autor inscrito que submeter o resumo é o responsável pelo conteúdo do seu trabalho, mas o orientador tem a obrigação de supervisionar a elaboração do resumo.
  • É de inteira responsabilidade do autor e co-autores, no momento da submissão do resumo, incluir todas as informações solicitadas.
  • O resumo não poderá conter imagens (esses dados podem ser colocados no pôster, se for o caso).
  • O resumo escrito em co-autoria deverá ser submetido uma única vez.
  • Todos os resumos serão analisados pelo Comitê Científico da Jornada, podendo ser deferidos ou não. Os trabalhos indeferidos NÃO serão devolvidos aos autores para revisão, ficando, dessa forma, impossibilitados de serem apresentados.

 

NORMAS DE FORMATAÇÃO


 Resumos expandidos

  • Os resumos expandidos devem ser formatados de acordo com o template - ANEXO 1. 
  • Os resumos deverão apresentar introdução, método, discussão, conclusões e referências.
  • O Resumo Expandido, deverá ter de 5 a 8 páginas e constar: título, identificação dos autores, resumo e palavras-chave (3 a 5 palavras).
  • Tamanho do papel: A4 (210 x 297 mm), com orientação retrato, margens superior e esquerda 3 cm, inferior e direita de 2 cm.
  • Fonte: Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5.
  •  

Resumos simples

  • Os resumos simples devem ser formatados de acordo com o template – ANEXO 2.
  • O Resumo simples, deverá ter de 2000 a 6000 caracteres com espaço e constar: título, identificação dos autores e palavras-chave (3 a 5 palavras).
  • Tamanho do papel: A4 (210 x 297 mm), com orientação retrato, margens superior e esquerda 3 cm, inferior e direita de 2 cm.
  • Fonte: Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5.

 
Descrição detalhada

  • Deve ter o título da atividade e o nome de todos os proponentes.
  • Deverão apresentar os objetivos, desenvolvimento e os materiais a serem utilizados.
  • Deverão apresentar, no mínimo, 1000 caracteres com espaço.
  • Tamanho do papel: A4 (210 x 297 mm), com orientação retrato, margens superior e esquerda 3 cm, inferior e direita de 2 cm.
  • Fonte: Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5.

  

Linhas Temáticas

No ato da submissão dos trabalhos, os autores deverão indicar a linha temática à qual seu trabalho se vincula, dentre as listadas a seguir: 


1.  Tecnologias e mídias

2.  Inclusão e exclusão escolar

3.  Corpo, movimento e ludicidade

4.  Alfabetização e letramento nas diversas áreas do conhecimento

5.  Infâncias e educação infantil

6. Divulgação científica e Comunicação pública da ciência

7. Políticas e práticas na escola pública de educação básica e educação superior

8. Gênero, raça, sexualidade e interseccionalidade

9. Epistemologias do sul e descolonização dos saberes

10.Saberes, trabalho e formação docente



Todos os trabalhos apresentados serão publicados na íntegra nos Anais do evento.


 Programação Geral








Programação das Oficinas e Minicuros